A pandemia afetou a vida de todos e os colocou para trabalharem de suas casas – o famoso “home office” ou trabalho remoto.
Quem ainda não atuava dessa forma encontrou dificuldades para manter-se focado mesmo estando em um ambiente totalmente familiar e conseguir ter a mesma produtividade. Trabalhar de casa pode ser desafiador, por isso, traremos hoje 5 estratégias para deixar seu home office mais produtivo.

Como manter a produtividade no home office?
Quem mora com mais pessoas e teve que transformar um cantinho de casa em um escritório organizado sabe que ambiente caseiro calmo é quase impossível, então confira as estratégias abaixo para seu home office bombar na produtividade.
Tenha os equipamentos em mãos em seu home office
Trabalhar home office requer atenção aos detalhes. Então, a primeira estratégia é ter em mãos todos os equipamentos que você utilizará, assim não precisa ficar parando as atividades para pegar os materiais.
Ter um computador com os programas necessários instalados e uma boa conexão de internet também são imprescindíveis.
Home office é o seu espaço para para trabalhar
Os familiares que convivem com você podem solicitar atenção em algum momento, o que pode atrapalhar a concentração e o foco.
A dica aqui é: tenha um espaço dedicado para o trabalho. Pode ser uma escrivaninha no quarto ou num cômodo mais afastado da movimentação da casa, pois a felicidade mora nos detalhes, não é mesmo?
Também converse com a família e explique seus horários e intervalos – de forma que eles evitem interrupções.
Elabore um planejamento da rotina em seu home office
Elaborar rotina de trabalho atuando remotamente pode ser um desafio, devido àquela vontade de postergar as atividades. Portanto, estabelecer uma rotina e um cronograma de atividades melhora muito seu rendimento no home office.
Separe as atividades a fazer ao longo da semana – colocando-as de acordo com sua carga horária normal – há vários aplicativos que podem ajudar nessa tarefa.

Respeite os horários em seu home office
Um dos riscos do home office é não controlar as horas trabalhadas e acabar fazendo horas a menos ou até mesmo excedentes – então quando for necessário estender a jornada avise seus superiores.
O home office não é uma folga com redução da carga horária e tampouco pode ser utilizado para banco de horas, ele precisa ser seguido como um trabalho presencial, dentro da sua carga horária semanal costumeira.
Mantenha contato com seus gestores
Mesmo em home office, mostre-se disponível, esteja on-line em todas as plataformas de comunicação interna da empresa, respondendo aos questionamentos que aparecem, sem muita espera.
Checklist para dar mais produtividade ao seu home office:
- Trabalhe em um ambiente calmo e o mais distante possível de barulho. Se possível, use fones de ouvido;
- Use equipamentos adequados e ergonômicos para montar seu escritório;
- Organize a rotina familiar e evite atrasar seu trabalho com as atividades da casa;
- Organize as tarefas por ordem de prioridade, sempre começando pelas mais importantes;
- Tenha horários predefinidos de trabalho e intervalos, comunique seus familiares para evitar ser interrompido;
- Finalize as tarefas nos primeiros horários do dia, quando sua mente está mais ativa, dando mais eficiência ao trabalho;
- Use aplicativos para ajudá-lo a administrar o tempo. Apps como Google Agenda, Pomodoro Timer ou Notion ajudam e muito.
Gostou da dica? Veja mais em nosso blog!