Em um empreendimento de construção civil, as fases da obra são várias, cada uma com seus cuidados e especificidades e é necessário que cada uma das etapas seja feita com a devida atenção para que tudo ocorra com segurança e dentro do cronograma.
Veremos no post de hoje quais são essas fases e o que é feito em cada uma delas, para que ao fim a obra esteja perfeita para entrega, fazendo valer nosso lema que diz: “a felicidade mora nos detalhes”!
Ansiedade não combina com um empreendimento!
Quem já comprou um imóvel na planta, com certeza passou pela ansiedade e expectativa de ter as chaves em mãos e fazer a mudança, mas é necessário paciência e cuidado pois toda obra exige tempo na execução de cada etapa.
Fase 1. Elaboração do projeto
Antes da construção de um empreendimento imobiliário é elaborado um projeto que contenha todas as características da construção, informações técnicas e também as diretrizes necessárias para o andamento da obra transcorrer com segurança e conforme planejado.
Fase 2. Start oficial da obra
Após a elaboração do projeto e as devidas aprovações legais, questões orçamentárias e planejamento da execução, monta-se o canteiro de obras e começam as marcações para terraplanagem e fundações.
Fase 3. Fundações
Fase bastante importante, pois é na fundação que a solidez do empreendimento é garantida – cujo objetivo primordial é a transferência do esforço gerado pela edificação para o solo, visando manter a segurança e a estabilidade do edifício.
Fase 4. Edificação estrutural
Nesse momento, ocorre a construção da edificação que também é uma fase de muita importância, pois é feita a espinha dorsal do empreendimento, cujo ritmo de execução desta parte praticamente dita o andamento dos passos restantes da obra.
Fase 5. Paredes e vedações
Na sequência, temos a fase de fechamentos das paredes internas e externas, que em geral é feita por equipes especializadas no serviço de forma a garantir um padrão de qualidade elevado e dentro das normas de exigência.

Fase 6. Acabamentos e detalhes
Provavelmente, sendo a fase mais longa de uma obra, engloba vários passos que exigem maior cuidado e atenção aos detalhes como:
- colocação de pisos e revestimentos;
- instalação do forro de gesso;
- fixação das janelas, batentes e portas;
- colocação das estruturas de alumínio, aço ou madeira;
- instalações da parte hidráulica;
- implementação da iluminação;
- passagem das fiações, tomadas e interruptores;
- instalação de porcelanatos, pastilhas e cerâmicas
- pintura externa e interna.
Cada um dos passos acima, além de ser um processo que protege a estrutura do empreendimento contra as ações da intempérie, funciona inclusive como finalização estética, oferecendo à obra a infraestrutura necessária para a pessoa morar com conforto e segurança.
Fase 7. Checklist e entrega
Após todas as etapas anteriores, chegamos ao tão esperado “check list final”, que confere cuidadosamente todos os acabamentos da fase acima, testando a parte elétrica e hidráulica, conferindo os revestimentos e a pintura do imóvel, evitando deixar qualquer imperfeição.
Depois da conferência é feita uma limpeza final antes da entrega para o cliente e, aí sim, as chaves passam para o futuro proprietário, pois o empreendimento estará devidamente pronto e estruturado com segurança.

Cada fase é importante!
Como pudemos ver ao longo do texto, cada uma das fases de um empreendimento precisa ser cuidadosamente planejada e executada para fornecer uma obra segura e que ofereça conforto aos moradores.