NOVA OBRA DO SICREDI EM MARAU – RS

NOVA OBRA DO SICREDI EM MARAU – RS
NOVA OBRA DO SICREDI EM MARAU – RS

            Venha conhecer alguns detalhes de uma das maiores obras já executadas pela Dimensão, a qual temos orgulho em ter participado de todas as etapas do processo.

Entregue pela Dimensão em junho de 2021, na cidade de de Marau – RS, o novo prédio da Coopeativa Aliança Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo, com 7.442 m² de área construída, é um marco para a história da empresa, iniciando uma nova etapa para o Sicredi e seu associados.

            A obra comemora os 40 anos da empresa e sua expansão, sendo criada para acomodar o crescimento da equipe e fazer parte da comunidade onde está inserida. O complexo é composto com espaços para abrigar a agência, superintendência, follie, auditório (para eventos corporativos e comunitários) com 447 lugares e também a área técnica.

            A Arquitetura da Obra          

            Com uma linguagem arquitetônica contemporânea, essa obra sustentável foi pensada para as próximas gerações e foi construída a base de metal, concreto aparente e vidros. O projeto arquitetônico e o gerenciamento ficaram sob responsabilidade do departamento de arquitetura e é assinado pelos arquitetos Rodrigo Gamboa e Carolina Aleixo.

            A execução da obra ficou a encargo da Dimensão Construtora, tendo os engenheiros Eliseu Gardini e Luciano Ronconi como responsáveis. No andamento da obra os fornecedores locais foram privilegiados, a fim de fortalecer a economia da cidade e valorizar o contexto social ao qual a obra faz parte

            Segundo o arquiteto Rodrigo Gamboa, a obra foi pensada e inserida sem agredir o meio ambiente, de forma respeitosa e trazendo elementos e materiais usados pelos colonizadores, que utilizavam pedras nas bases de suas construções e metais nos tetos de suas moradias. A obra faz um elo de ligação com a história, ao mesmo que tempo que resgata e homenageia esse patrimônio cultural e arquitetônico deixado pelos imigrantes que se instalaram na região.

Sicredi Marau Obra Dimensão Construtora

           

Sicredi Marau Obra Dimensão Construtora

O uso dos Elementos

            O uso de vários elementos, conforme explica Clóvis Afonso Spohr da Dimensão construtora, torna a obra grandiosa e harmônica, que mesmo sendo complexa, pode ser vista e apreciada de várias angulos, sem perder a praticidade, tornando-se um ponto de referência e um grande legado à comunidade onde está inserida.

            Na fachada, os vidros verdes, sempre utilizados com brises, dão o conforto térmico e luminotécnico para os ambientes. Os materiais utilizados juntos (basalto, aço e vidro), reduzem a carga térmica da edificação em até 30%.

Sicredi Marau Obra Dimensão Construtora

            Detalhes da Obra

            Na climatização foi utilizado o sistema VRS com menor consumo de energia. A iluminação é feita com lâmpadas de led. No telhado ocorre o reaproveitamento das águas da chuva, que são utilizadas para irrigação dos jardins.

            Foram instalados um grande números de painéis fotovoltáicos a fim de economizar o máximo em energia. Na área de acessibilidade, foram instaladas rampas de acesso, plataformas elevetárias e 2 elevadores. Para deixar a obra ainda mais agradável, os jardins com plantas perenes e estilo minimalista, combinam e se inserem com a arquitetura da obra. O estacionamento foi projetado para abrigar 129 veículos.

Sicredi Marau Obra Dimensão Construtora
Sicredi Marau Obra Dimensão Construtora
Sicredi Marau Obra Dimensão Construtora

            Sabemos da importância dessa obra e isso reforça ainda mais essa relação de confiança que se estabeleceu entra a nossa empresa e o Sicredi. Mais obras estão por vir, com a garantia de execução e qualidade Dimensão.

Quer conhecer mais obras da Dimensão?

Acesse esse link.