CONCRETO APARENTE COMO DESTAQUE DE FACHADA DE RESIDÊNCIA

CONCRETO APARENTE COMO DESTAQUE DE FACHADA DE RESIDÊNCIA
CONCRETO APARENTE COMO DESTAQUE DE FACHADA DE RESIDÊNCIA

A técnica de concreto aparente é muito chamativa e está presente, na maioria dos casos, em imóveis de alto padrão. É um estilo muito bonito e que com certeza causa bastante destaque visual.

O design sempre foi um dos focos da arquitetura que, em geral, se preocupava com a textura das paredes externas e formato do teto do imóvel. Porém, o uso do concreto veio para revolucionar o exterior das casas, levando o design a um outro nível.

Vamos estudar esse tema com mais detalhes!

O que é concreto aparente?

O concreto que usamos nos dias de hoje foi desenvolvido no século XIX, e só dominou a construção civil por volta de 1940. Com a chegada de Le Corbusier, o concreto foi tido como a marca do movimento modernista.

Em resumo, o concreto é uma mistura de cimento, água, brita e areia. Uma de suas características principais é sua capacidade de endurecimento, permitindo desenvolver verdadeiras obras de arte.

E falando em arte, esse é o propósito do concreto aparente: empregar o concreto não apenas na estrutura do imóvel, mas também em seu design.

Portanto, o concreto fica aparente na decoração, e permite formas geométricas incríveis. Oscar Niemeyer e outros grandes especialistas da arquitetura sempre prezaram (e ainda prezam) muito pelo concreto aparente, dada sua versatilidade nos projetos.

Quais as vantagens do concreto aparente?

O concreto aparente é largamente utilizado nos dias de hoje, seja em residências ou estabelecimentos comerciais. Em resumo, ele possui 4 grandes vantagens, sendo elas:

  • Durabilidade;
  • Versatilidade;
  • Economia;
  • Valorização estética.

Vamos explorar cada uma delas a seguir!

concreto aparente
concreto aparente

Durabilidade do concreto aparente

O concreto é um material que requer cuidado na hora da aplicação, mas, após realizada sua implantação, as ameaças à sua integridade são mínimas. Todavia, deve-se ter muito cuidado durante a cura do concreto, pois qualquer erro pode causar rachaduras e demais males estéticos e estruturais.

Versatilidade

O maior ponto-forte do concreto aparente é sua versatilidade. Em suma, ele pode ser aplicado tanto nas áreas internas quanto nas externas. Além disso, ele permite participar de qualquer estilo do imóvel, desde o rústico até o moderno.

Da mesma forma, permite que o imóvel tenha mais personalidade, dando um toque “único” ao projeto. Isso facilita na hora de agradar o cliente, pois este tem mais liberdade de escolha.

Economia

O concreto aparente é uma alternativa muito econômica quando comparados às demais, no que tange ao design do imóvel de forma geral. Um dos motivos disso é a ausência de reboco, assim como menor custo de manutenção. A ausência de revestimento também é um ponto que barateia o projeto.

Valorização estética

Como foi dito anteriormente, é possível fazer quase qualquer coisa com concreto, no que diz respeito ao design. Portanto, ele permite estruturas únicas e muito bonitas, as quais valorizam a estética de maneira geral.

Embora se dê bem com todos os estilos, o industrial é o que mais se adequa ao concreto aparente. A mistura de ferro, madeira e concreto fica incrível na decoração do imóvel.

A felicidade mora nos detalhes!