Barramento blindado, transmissão de energia com maior economia e eficiência

Barramento blindado, transmissão de energia com maior economia e eficiência
Barramento blindado, transmissão de energia com maior economia e eficiência

O barramento blindado é uma tecnologia que atua na transmissão de energia em edifícios. Em resumo, ela é aplicada como substituta aos cabos convencionais de energia elétrica, mas deve-se averiguar se o estado em que a obra será feita permite seu uso.

Em suma, são estruturas constituídas de barras metálicas envolvidas por um revestimento também de metal. Vamos entender um pouco mais sobre essa tecnologia!

Por que usar barramento blindado?

Por ser um equipamento modular, é perfeito para mudança de layout nas indústrias. De fato, ele permite a adição de novas partes à planta sem a necessidade de novos circuitos (e mais cabos). Vale notar que isso só é possível em barramentos que permitem adição.

Já nos edifícios residenciais, o barramento é muito bem empregado em trechos verticais e prumadas. Nessas áreas, há um grande volume de cabos de cobre, sendo que um único barramento pode substituir todos eles.

Quais são as vantagens dessa tecnologia?

Há diversas vantagens ao se usar barramento blindado, dentre as mais interessantes, podemos citar:

  • Precisa de menos espaço.
  • Permite a telemedição.
  • Sem desperdícios na montagem.
  • Tempo de instalação curto.

Vamos explicar cada uma dessas vantagens logo a seguir!

Precisa de menos espaço

Uma das vantagens mais chamativas do barramento blindado é seu uso de espaço no edifício. Em resumo, ele permite aproveitar áreas que antes ficariam sob domínio do sistema elétrico da construção.

A área livre conquistada no térreo pode ser aproveitada sem problemas. Mais espaço no estacionamento, áreas de lazer e até demais benfeitorias podem ocupar esse espaço extra proporcionado pela tecnologia.

Permite a telemedição

Uma das dores de cabeça mais comuns nos edifícios é o momento da leitura do consumo de energia. No caso, o profissional que realiza a leitura precisa ir em cada quadro, um a um, para efetuar a medição.

Com o barramento, o nível tecnológico do edifício é incrementado, permitindo a leitura remota — telemedição. Portanto, o acesso interno e a segurança do empreendimento se beneficiam muito dessa prática.

Sem desperdícios na montagem

Um detalhe bastante importante é o pouco ou nenhum desperdício na hora de aplicar essa tecnologia.

Como o barramento é modular e feito sob medida para a obra, todo o material adquirido é utilizado para realizar o projeto, sem desperdícios com excessos. Isso é ótimo para diminuir os gastos da obra.

Tempo de instalação curto

Outra vantagem indiscutível do barramento blindado é o tempo de instalação curto. Afinal, o equipamento é muito mais eficiente que os cabos de cobre, requerendo muito menos mão de obra para sua implementação.

É estimada uma redução de tempo de instalação na casa dos 80%, quando comparado à instalação dos cabos.

É sempre possível usar barramento blindado?

Não, nem sempre é possível usar essa tecnologia, e as especificações variam de acordo com o estado.

A CEMIG, por exemplo, requer que o empreendimento tenha mais de 36 medições. Nesse caso, o quadro pode ficar no pavimento, podendo ter ou não barramento blindado.

A CELESC determina que apenas prédios com mais de 15 pavimentos, com unidades trifásicas, podem usar barramento blindado.

Então, consulte as regras para seu estado antes de iniciar a construção de seu projeto.

A felicidade mora nos detalhes!