Apartamentos de Alto padrão construtivo, como diferenciar empreendimento com características semelhantes?

Apartamentos de Alto padrão construtivo, como diferenciar empreendimento com características semelhantes?
Apartamentos de Alto padrão construtivo, como diferenciar empreendimento com características semelhantes?

Os apartamentos de alto padrão construtivo são algo bastante difícil de se encontrar. Afinal, embora muitas pessoas pensem que se trata apenas da engenharia do empreendimento, na verdade esse é apenas um dos aspectos.

Os apartamentos de alto padrão, assim como casas de luxo, precisam de algumas características marcantes. Dentre elas, os sistemas de alta tecnologia, design e conforto são fundamentais em qualquer projeto dessa natureza.

Neste post vamos explicar tudo que você precisa saber sobre alto padrão construtivo!


Quais são as características do apartamento de alto padrão construtivo?

Quando falamos em alto padrão, tenha em mente que existem diversas características que delimitam esses empreendimentos. Em sua maioria, elas estão relacionadas à engenharia do edifício ou casa, mas não se limita a isso.

Algumas características de imóveis de alto padrão são:

  • Sistemas de última tecnologia.
  • Design inovador e chamativo.
  • Conforto nas unidades.
  • Ótimo acabamento.

Vamos deixar para comentar sobre um detalhe importante no último tópico deste post. Ele está relacionado à entrega do imóvel, apontando algumas comparações da SPE — algo que está se popularizando nos dias de hoje.

Sistemas de última tecnologia

É fundamental para um projeto de um apartamento alto padrão construtivo englobar sistemas de última tecnologia. Em outras palavras, todos os equipamentos precisam ser de ponta, sem nenhuma economia desnecessária, principalmente quanto à segurança.

Os sistemas de que estamos falando aqui englobam conjuntos de desempenho acústico e térmicos, tecnologia dos elevadores, automação residencial e assim por diante. Portanto, é de suma importância manter esses equipamentos atualizados e operacionais!

Design inovador e chamativo

É uma marca registrada dos empreendimentos de alto padrão construtivo ter design inovador e chamativo. As construtoras fazem isso para diferenciar seus edifícios dos demais — quanto mais chamativo, melhor para a marca.

Dessa forma, é muito comum a busca por parcerias com empresas de arquitetura e urbanismos no exterior. Isso ajuda a entregar um imóvel único e muito elegante.

Conforto nas unidades

O conforto, depois do design, é uma das características mais importantes do alto padrão construtivo. Afinal, de que adianta um imóvel bonito, mas pouco confortável? Por isso o conforto é uma característica desses imóveis.

Além disso, quando falamos em edifícios, o conforto também deve estar presente em áreas específicas. Um andar apenas para cuidar apenas de VOCÊ, por exemplo, é bastante comum em edifícios de luxo.

Ótimo acabamento

Por fim, o acabamento faz uma grande diferença. Os imóveis de alto padrão passam por diversas revisões de qualidade. Dessa forma, todos os detalhes, que são importantes, ficam da forma como foram planejados pelos idealizadores do projeto.

O alto padrão construtivo se limita somente à construção?

O alto padrão construtivo também precisa de tranquilidade na hora de receber o imóvel. Ou seja, não basta apenas construir, é preciso facilitar e garantir a entrega sem sustos ou surpresas.

A modalidade SPE tem ganhado espaço no mercado imobiliário atual. Porém, poucas pessoas conhecem as responsabilidades envolvidas dessa modalidade. No caso, o comprador entra como sócio do empreendimento, e consequentemente assume responsabilidade por todo passivo que possa acontecer no empreendimento.

Entre os riscos estão os trabalhistas e principalmente os financeiros, onde o ´´grupo“ tende a arcar com todas variáveis de obra, como a inflação de materiais, erros de projeto e execução, incompatibilidades, e tudo isso pode tornar o investimento inviável sobre o aspecto idealizador para resultado proposto inicialmente.

Portanto, vale a pena fazer negócios com empresas sólidas, como é o caso da Construtora Dimensão, ao invés de arriscar.

É sempre bom lembrar que a felicidade mora nos detalhes!