5 Motivos para comprar um imóvel de alto padrão em 2022

5 Motivos para comprar um imóvel de alto padrão em 2022
5 Motivos para comprar um imóvel de alto padrão em 2022

Antes de tudo, vamos contextualizar como está hoje cenário imobiliário.

2021 foi um ano que trouxe bastante confiança para os consumidores de imóveis. A pandemia trouxe uma necessidade de estar muito mais tempo em casa, e isso se tronou muito valorizado. Mas, ao longo do ano alguns fatores trouxeram certa instabilidade para o setor, alta inflação e juros, cenário econômico e político incertos. E esses são alguns aspectos de devem se manter também em 2022. 

O valor médio dos imóveis residenciais subiu 5,29% em 2021, a maior elevação desde 2014, conforme o Índice FipeZap — ainda que, levando em conta a inflação de pouco mais de 10%, tenha havido queda real de 4,33%.

Imóveis de Alto Padrão

Isso resulta no recuo da intenção de compra. A proporção de pessoas que declarou a intenção de comprar imóvel caiu de 48% no segundo trimestre para 43% no terceiro trimestre do ano passado, de acordo com o dado mais recente disponível de um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A pandemia, causou uma estagnação e impactou o nível da atividade econômica, mas também, abriu espaço para menor inflação e queda adicional da Selic. O distanciamento social e a aceleração da digitalização, incluiu o home office como um formato normal de trabalho, e trouxe uma circunstância favorável para se refletir as decisões de moradia.

É importante observar dois fatores essenciais no meio desse turbilhão de informações, para depois disso ter maior clareza do que vai acontecer, que são a taxa Selic em alta e o esforço por superar as repercussões relacionadas a pandemia. Essas são questões indispensáveis para a recuperação desse momento.

Mas então, você pode estar pensando… que decisão tomar!?

A conjuntura mais provável durante a maior parte de 2022 será certa deterioração do cenário macroeconômico de curto prazo em razão da escalada da inflação (IPCA), e de médio prazo, em decorrência da indefinição da agenda fiscal, atrelada à indefinição eleitoral.

Provavelmente 2022 será um ano mais desafiador para adquirir um imóvel. Mas os especialistas alertam para muitas oportunidades com preços justos e boas condições de pagamento.

Segurança ou Localização
Segurança ou Localização

O que esperar de preços e lançamentos dos imóveis de alto padrão?

O estoque de imóveis de forma geral e num cenário nacional, está controlado, o que quer dizer que o consumidor não deve esperar uma queda nos preços ao longo do próximo ano, pois não é o caso de muita oferta para pouca demanda. As incorporadoras tendem a antecipar os lançamentos de imóveis para o primeiro semestre de 2022 devido as eleições presidenciais em outubro e do cenário economicamente instável que este evento causa.

Mas, aqui vão 5 dicas de Ouro para você ter seu imóvel ainda em 2022.

01 Comprar direto na planta.

De forma geral, um imóvel que está sendo construído custa menos do que uma obra já pronta, até porque o empreendimento vai ser negociado após seu lançamento.

Piscina ou SPA
02 Entenda a valorização dos imóveis.

Entender a valorização que se agrega sobre um imóvel quando se compra direto na planta. Para além de você ter mais tempo para planejar decoração, mobília , você pode  até mesmo obter vantagens em relação a modificações de plantas, em alguns casos. É importante salientar que um apartamento pronto vale muito mais do que o apartamento a ser construído. Somente nesse quesito quando seu imóvel estiver para ser entregue, o seu valor já cresceu consideravelmente.

03 Facilidades em relação a negociações e pagamento.

A partir do momento em que você consegue negociar parte do pagamento diretamente com a construtora, você ganha uma imensa vantagem, relacionado a parcelamento e juros. É muito diferente do financiamento com instituições bancárias.

04 Evitando a burocracia.

É bastante provável que você encontre menos burocracia ao comprar um imóvel com a construtora. Visto que os processos administrativos de uma incorporadora tende a ser bem diferente do que de uma instituição bancária. Mas é claro que os processos internos variam de empresa para empresa.

05 – O poder da escolha.

Você também precisa considerar o poder de escolha. O fato de ter a possibilidade de selecionar exatamente um imóvel que se encaixa com as suas necessidades, analisar características como, localização, infraestrutura do condomínio, particularidades da planta, entre muitos outros fatores fazem toda a diferença na escolha do seu imóvel.

Imóveis de Alto Padrão

E aí? Gostou dessas dicas?